Por George Holanda
28/08/2017
A vasta e inconstestável produção do Grupo Parlapatões, de São Paulo, tem mais um capítulo com seu trabalho Os Mequetrefes. O grupo se mantém fiel ao seu trabalho de palhaço, sendo dirigido desta vez por Alvaro Assad, do carioca Cia. Etc & Tal. O cenário é composto de latões, escadas e cabideiros, que divertidamente se transformam em vários coisas, dentre eles, um avião, um trem e seu trilho, um carro, um barco, de modo que os meios de transporte se tornam uma das marcas do trabalho.
A história se passa num único dia, começando com o acordar dos palhaços e terminando com a volta deles a dormir. A ideia é acompanharmos um dia desses palhaços e todas as suas aventuras. E esse dia, que cronologicamente se perde, é formado por muitas gags, verdade que engraçadas, como faz muito bem e há muito tempo o grupo.
Contudo, apenas formamos a ideia de que tudo se passa durante apenas uma jornada com a cena final em que os palhaços vão dormir, já que os números não constroem por si só uma continuidade de momentos a auxiliar neste entendimento. A utilização dos objetos de cena para construir os meios de transporte se apresenta como uma inventiva solução cênica, mas também turva a ideia de que a história se passa num único dia, de forma que o que sustenta dramaturgicamente o trabalho é mesmo a sucessão de gags.
E é preciso destacar que estas gags são apresentadas ininterruptamente, o que impressiona pela grande quantidade, já que algumas são curtas. Ocorre porém, talvez pela falta de uma maior amarradura na proposta dramatúrgica, que os próprios números perdem um pouco o fôlego no seu terço final.
De todo modo, a solidez do trabalho de palhaço do grupo se mantém em sua essência. E no final das contas, não é isso que mais queremos ver?
Ficha Técnica
Roteiro: Hugo Possolo
Direção: Alvaro Assad
Elenco: Hugo Possolo, Raul Barretto, Alexandre Bamba e Fabek Capreri
Ator substituto: Tadeu Pinheiro
Assistente de direção: Joana Penido Magalhães
Cenografia e figurinos: Hugo Possolo
Trilha sonora: Raul Teixeira
Iluminação: Reynaldo Thomaz e Alvaro Assad
Adereços: Ateliê Palhassada e Agentemesmo Queimando o Dedo na Cola Quente
Desenhos: Hugo Possolo
Fotos: Luiz Doroneto
Planejamento de produção e produção Executiva: Erika Horn
Assistente de produção: Janayna Oliveira