ALEXANDRE AMéRICO

ALEXANDRE AMéRICO

alexandreamerico2010@gmail.com

CRÍTICO DE DANÇA. Alexandre Américo é artista e pesquisador da Dança com Licenciatura em Dança e Mestrado pelo PPGARC, ambas pela UFRN. Hoje é atuante na área da investigação em Arte Contemporânea, com enfoque em estruturas performativas, improvisação e seus desdobramentos dramatúrgicos. Foi aluno especial de Doutorado em Estudos da Mídia, UFRN (2021) e Direção Artística da Cia Giradança (2018-2023), Natal-RN. Atualmente é direção artística da Corpo Mudança (Fortaleza-CE) e se interessa, também, pelos estudos da Cripstemologia (teoria aleijada) junto a artistas DEFs da periferia de Natal (RN) dentro da TORTA - plataforma de arte expandida.

AMANDA BIXO

AMANDA BIXO

amandabixo01@gmail.com

CRÍTICA DE DANÇA. Amanda Bixo (1997) é dançarina, brincante e pesquisadora da dança e contemporaneidades que acontecem no e pelo corpo; hoje sua investigação se aprofunda na encruzilhada entre dança, memória e erotismo. Atualmente é graduanda da Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DIOGO SPINELLI

DIOGO SPINELLI

diogo@clowns.com.br

EDITOR E CRÍTICO DE TEATRO. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IA/UNESP (2016) e Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral, pela Universidade de São Paulo – ECA/USP (2009). Integra o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal/RN), no qual atua nas funções de ator e diretor, e através do qual coordena desde 2015 o projeto “Laboratório da Cena de Parnamirim”.  Ainda pelo grupo, coordenou a equipe de comunicação das três últimas edições do Festival O Mundo Inteiro É Um Palco, editou o último número da Revista Balaio, dirigiu a contação de histórias As caçadoras de histórias (2016), e atuou nos espetáculos Tubo de Ensaio A: Saturação (2018) e Tubo de Ensaio B: Essência (2018), Ponto de encontro (2019) e CLÃ_DESTIN@ (2020). 

É cofundador e crítico do Farofa Crítica (Natal/RN), primeiro site potiguar dedicado especificamente à análise e crítica de espetáculos de teatro, dança e performance produzidos ou de passagem pela cidade de Natal/RN, lançado em 2016. Como dramaturgo, escreveu Quizás, quizás, quizás (2012), obra encenada pela Cia. Alô, Doçura! (São Paulo/SP), com sua direção. Integrou também o núcleo de dramaturgia responsável pelos 06 solos que compõem o projeto Ficção (2012), da Cia. Hiato (São Paulo/SP). Como escritor, publicou o livro Contos Achados & Perdidos (2016), pela SESI-SP Editora, e Pequeno Livro dos Amores Particulares (2017), pela Fortunella Casa Editrice.

Em 2018, ocupou a função de professor substituto de Atuação no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 
EDUARDO DIAS

EDUARDO DIAS

eduardocgdias@gmail.com

CRÍTICO DE ARTES VISUAIS. Eduardo Dias (1996) é artista visual e professor licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando como produtor cultural. Busca pensar o vínculo a partir de perspectivas e vivências do movimento vegano.

FELIPE ROCHA

FELIPE ROCHA

felipervfs@gmail.com

CRÍTICO DE CINEMA. Felipe Rocha é graduado em Audiovisual pela UFRN e mestrando em Filosofia na mesma instituição. Desenvolve pesquisa na Filosofia Política, centrando-se no tema do fetichismo e da alienação na obra de Marx. Atualmente, desenvolve documentário sobre o grupo Cães de Teatro e a montagem do seu primeiro espetáculo.

GEOVANA GRUNAUER

GEOVANA GRUNAUER

geovanagrunauer@hotmail.com

CRÍTICA DE ARTES VISUAIS. Geovana Grunauer é artista visual nascida em Natal/RN, no ano de 1996 e tem formação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 2019 foi palestrante convidada pela professora Susana Guerra a integrar a mesa redonda “Três mulheres na arte”, na ação de extensão vinculada ao Departamento de História da UFRN. Nesse mesmo ano, teve sua instalação “Inquietações plurais” contemplada na exposição “60 anos 60 olhares: ensaios visuais” no NAC/UFRN e na publicação homônima, organizadas por Elizabeth Romani e Bettina Rupp. No ano de 2020, participou da exposição “Confluências” no Museu Câmara Cascudo, sob curadoria de Estrela dos Santos. Em 2021, participou da exposição coletiva “Expo contemporânea 2021” promovida pelo Duas Estúdio, em Natal/RN. Em 2023, participou do Festival Internacional de Performance FUNDO em Pelotas/RS com o trabalho “Sob-domesticação afetiva”, exposta na categoria fotoperformance. No ano de 2024, realizou sua primeira exposição individual “Corpos Cerceados”, curada por Paula Lima e João Oliveira. Atualmente, é integrante do Circuito de Arte e Cultura Contemporânea de Natal/RN.

HELOíSA SOUSA

HELOíSA SOUSA

heloisa_pds@hotmail.com

EDITORA E CRÍTICA DE TEATRO. Artista e pesquisadora das Artes da Cena. Nascida e criada em Natal (RN). Doutora em Artes pela USP, mestre em Artes Cênicas pela UFRN e Licenciada em Teatro pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas acadêmicas na área de figurino, visualidades da cena e performatividade desde 2012. Também atua como diretora de teatro, assistente de direção, cenógrafa/figurinista, já tendo colaborado com importantes grupos como Cruor Arte Contemporânea (2012-2014, UFRN), Sociedade T (2013-2018, RN), Teatro das Cabras (2019-2023, RN), Tercer Abstracto (2022-2023, Chile/Brasil) e Coletivo de Teatro Dodecafônico (2022-2023, SP). Também escreve críticas de teatro, dança e performance para o Farofa Crítica desde 2016, sendo uma de suas editoras fundadoras. Além de ser membro da seção brasileira da Associação Internacional de Críticos de Teatro.

LANUK NAGIBSON

LANUK NAGIBSON

lanuknsilva@gmail.com

CRÍTICO LITERÁRIO. Lanuk Nagibson é natalense, ator e professor, formado em Letras pela UnP, mestre em Poéticas da Modernidade e da Pós-modernidade, e doutorando em Literatura e Memória Cultural, ambos pela UFRN. Além disso, é poeta, tendo publicado o zine “O silêncio tem que ser escolhido” (Anzóis, 2021) e o livro “Desértico” (Caravana, 2023).

QUEMUEL COSTA

QUEMUEL COSTA

quemuelgomes@gmail.com

CRÍTICO DE TEATRO. Artista, desenvolve trabalhos nas áreas de atuação, pesquisa científica e crítica teatral. Em cena se debruça sobre as possibilidades do corpo preto e bicha, dessa pesquisa estreou duas obras criadas a partir da intersecção entre teatro e audiovisual: "Todas as vezes que beberdes em memória de mim" (2021), selecionada para a Mostra Videográfica do FarOFFa do Processo, e "O que pode o meu corpo falar?" (2021). Também é fundador e ator do Teatro da Margem, com o qual estreou o espetáculo virtual “Disque Q para Queer” (2021), que realizou apresentações na SP Escola de Teatro e no 32º Inverno Cultural da UFSJ. Em 2020 teve um texto selecionado para compor a dramaturgia do espetáculo "Histórias de confinamento" do Grupo Galpão. Atualmente cursa Licenciatura em Teatro pela UFRN.

SILVIA PASSOS

SILVIA PASSOS

silviapassospsi@gmail.com

 CRÍTICA LITERÁRIA. Silvia Passos é psicóloga, psicanalista e estudante de Letras Libras e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).