Por George Holanda
15/08/2017
É num ambiente de trabalho, como um escritório, que se passa Aviso Prévio, solo da bailarina Natália Negreiros, que também assina a direção. Com um cenário composto de apenas uma mesa, na qual são colados vários post-its logo no início, soma-se uma trilha sonora inicial com sons típicos de um escritório.
O ambiente é entediante, como deixa clara a postura da bailarina, que encontra algum ânimo na exploração de uma dança com a própria mesa. Mas tudo muda ao surgir um interesse amoroso no lugar, o qual não o vemos, apenas acompanhamos as reações da intérprete.
As músicas utilizadas no trabalho marcam com alguma insistência cada um dos seus momentos, como o tédio, o interesse, a decepção. No momento em que a intérprete é despertada romanticamente e busca seduzir, por exemplo, passa a tocar I put a spell on you, de Nina Simone. Ela tenta conquistar a nova figura do escritório, ainda que um certo clima de insucesso paire no ar, inclusive com algumas tentativas de humor diante de um nervosismo em tentar ser sedutora. A partir daí, na segunda metade do trabalho, este segue um rumo diferente, passando a enfrentar o que parece ser seu tema de maior interesse: a dificuldade em esquecer do outro diante do fracasso na relação.
Os post-its colados na mesa, ainda no início da coreografia pela própria bailarina, cria uma interessante ironia. Os papeizinhos amarelos costumeiramente nos lembram de algo, mas justamente no caso é utilizado por uma pessoa que não consegue esquecer de alguém. E esta ideia faz parte do que busca desenvolver a primeira metade de Aviso Prévio: relacionar os elementos de trabalho com uma relação amorosa. O próprio nome do solo é mais um indício de tal proposta, o termo utilizado para o período anterior ao fim do vínculo profissional, como uma relação fadada ao término.
Contudo, é na segunda metade do trabalho, quando se dá o conflito em tentar se esquecer do interesse amoroso, que ele menos se relaciona com esta ideia. A mesa, elemento símbolo do escritório e que se encontrava mais ao fundo do palco, não é utilizado nesta etapa do trabalho. A coreografia ganha em amplitude, passando a ocupar todo o palco, já que antes acontecia praticamente apenas na mesa e nas suas proximidades.
Enquanto mantém esses paralelos entre os universos de um escritório e do amor, o solo ganha em originalidade diante de uma tema já bastante tratado. Contudo, pelo vigor com que dança o segundo momento do trabalho e o destaque que dá para esse, a intérprete demonstra que parte da obra mais a interessa, ainda que se distancie da sua ideia mais instigante.
Intérprete: Natália Negreiros
Direção, Figurino e Concepção: Natália Negreiros
Cenografia: Lavínia Negreiros