Por Farofa Crítica
03/05/2022
Encontra-se aberta a chamada de autores e autoras para a publicação "Revista Farofa Crítica Vol. 2 N. 2. 2022" - ISSN 2764-2097.
A chamada ficará aberta até o dia 12/06/2022, e as incrições deverão ser realizadas pelo formulário disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/4ggMC9Pi8H65DhQX7
As normas de publicação estão disponíveis em nosso site, no endereço: http://www.farofacritica.com.br/apresentacao/
Confira a chamada completa abaixo!
TÍTULO:
PERFORMANCES BRINCANTES: TRADIÇÃO E ATUALIDADE.
CHAMADA:
Folguedos, festas populares, dramistas, danças folclóricas, mascaradas, brincadeiras.
Apesar dessas atividades, via de regra, terem sido relegadas a um espaço marginal dentro da História e da Crítica das Artes, atualmente nota-se um movimento de valorização dessas manifestações por parte de importantes instituições na construção de projetos e curadorias que buscam elaborar a cultura a partir de uma mirada cada vez mais decolonial.
Nesse sentido, é possível perceber um aumento na presença de brincantes, mestres e mestras da cultura popular em espaços como debates ou mesas-redondas, bem como um maior número de pesquisas acadêmicas sobre o assunto, sem que isso necessariamente se reflita em um número maior dessas manifestações nas grades da programação artística de instituições ou de festivais, ou da presença de brincantes nas universidades. Ao mesmo tempo, pode-se também argumentar que esse maior interesse visa apenas aproximar-se de princípios decoloniais, sem que necessariamente exista a preocupação com a permanência e a sobrevivência dos brincantes, de suas comunidades e das próprias manifestações em si.
Tendo em vista esse panorama, a próxima edição da Revista Farofa Crítica convida autores e autoras de todo o território nacional a contribuírem com seus olhares sobre as mais diversas manifestações populares tradicionais brasileiras e latino-americanas, a partir das seguintes questões:
De que modos essas manifestações se vinculam à produção contemporânea das artes cênicas e das artes visuais? Quais são as problemáticas enfrentadas atualmente por essas manifestações? Que aspectos dessas manifestações contém indícios de performatividades originárias, africanas, ameríndias, brasileiras, latino-americanas, ou dos cruzamentos entre elas? Como, a partir delas, é possível expandir ou rever as noções ocidentais de performance?
Nos interessam também textos que abordem a história e a memória de fazedores, brincantes e grupos de manifestações culturais tradicionais pouco conhecidas e/ou documentadas, principalmente aquelas pertencentes ao Nordeste do Brasil, e sobretudo, ao estado do Rio Grande do Norte.
Para esta edição receberemos textos em formatos de artigo, entrevista ou em formato livre, que discutam as questões abordadas nesta chamada, até o dia 12 de junho de 2022. Os autores e autoras dos textos selecionados serão notificados até o dia 30 de junho e a publicação desta edição está prevista para agosto de 2022 no site Farofa Crítica.
A Revista Farofa Crítica é uma publicação independente, não dispondo de recursos financeiros para o pagamento de seus autores e autoras. Desse modo, desde a submissão dos textos os autores e autoras concordam que, caso selecionados, terão seus textos publicados na revista e no site de maneira voluntária.
Créditos (Imagem do Banner): Rafael Telles.