Farofa Crítica é um coletivo de críticos de arte a lançar o primeiro site potiguar dedicado exclusivamente à crítica das Artes Cênicas.
Fundado em dezembro de 2016 por Diogo Spinelli, George Holanda, Heloísa Sousa, Paul Moraes, Paula Medeiros e Rafael Duarte, o projeto é fruto de reflexões com dois importantes críticos de teatro do cenário nacional: o paulista Valmir Santos, do Teatro Jornal, e a carioca Daniele Avila Small, do Questão de Crítica, que estiveram em Natal em 2013 e 2016 à frente de oficinas sobre crítica teatral, tendo sido fundamentais no estímulo para que o Farofa Crítica surgisse no cenário potiguar.
Desde 2018, Diogo Spinelli e Heloísa Sousa se tornaram os únicos editores do site, que passaram a receber colaborações pontuais de outros artistas, pesquisadores e críticos, na busca de estabelecer um diálogo constante entre os artistas, as obras e o público potiguar. Em 2021, lançaram a Revista Farofa Crítica, uma publicação periódica anual com textos diversos organizados em dossiês, sobre criações, pesquisas e elaboração nas artes cênicas e visuais, com foco na Região Nordeste.
Em sua trajetória, além de cobrir a cena local de Natal e seus principais eventos como o Festival O Mundo Inteiro é um Palco, Encontro de Dança, Festival de Artes Cênicas da Casa da Ribeira e o Território Cênico; o Farofa Crítica já foi convidado a contribuir criticamente em importantes festivais do país, como o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH), a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), o Cenas do Nordeste e o Trema! Festival.
Desde 2022 que o Farofa Crítica faz parte do Projeto Arquipélago, com financiamento da Corpo Rastreado. O projeto fomenta a produção crítica das artes cena do Brasil e une sites como Ruína Acesa (SP), Tudo menos uma Crítica (SP), Cena Aberta (SP), Guia Off (SP), Horizontes da Cena (MG) e Satisfeita, Yolanda? (PE). O site Farofa Crítica conta ainda com a colaboração dos profissionais Gilberto Galindo e Gabriela Pacheco na criação do site, do layout e da nossa identidade visual.